Todo concurseiro que se preze está sempre querendo melhorar seu desempenho nos estudos, o motivo é óbvio, passar naquele tão sonhado concurso e desfrutar de uma vida profissional mais segura e estável.

Para conseguir melhorar seu desempenho nos estudos você precisa prestar atenção nos seus hábitos que podem definitivamente destruir toda uma preparação.  Falamos sobre essa questão no artigo Os Principais Hábitos Destrutivos a Sua Rotina de Estudos.

Algumas pessoas tem dificuldades de aprendizado porque simplesmente se desconhecem como estudante ou concurseiro. Você precisa se conhecer para conseguir definir uma boa estratégia de estudos. Algumas pessoas por exemplo, rendem melhor a noite, outras pela manhã, umas gostam de estudar ouvido música, outras precisam de silêncio total, umas aprendem melhor assistindo aulas, outras aprendem melhor lendo sobre um determinado assunto. Se você não se conhece o suficiente para saber o que funciona melhor no seu caso, estudar pode se tornar algo realmente estressante.

Para melhorar seu rendimento nos estudos além de um autoconhecimento muito forte você precisa praticar e desenvolver técnicas de estudos eficientes. No artigo 4 Técnicas de Estudo Eficientes Para Concursos Públicos destacamos algumas técnicas que podem ser úteis para você na sua preparação.

Para ajudar você a evitar erros na hora de estudar e a se tornar um candidato mais forte separamos algumas dicas muito interessantes que vai fazer total diferença na sua preparação para concursos.

DICA 1 – Faça Atividades Físicas

atividades fisicas

Pode parecer estranho a primeira dica ser algo desse tipo mas não é. Aquilo que fazemos ou deixamos de fazer afeta diretamente nosso desempenho nos estudos. Fazer atividades físicas vai te fazer bem e esse benefício você vai perceber na sua disposição para estudar, por exemplo, se o nosso corpo está bem a nossa mente fica bem.

DICA 2 – Não Evite os Erros

evitar erros

Já foi dito aqui em alguns artigos e provavelmente você já leu sobre o quanto é importante fazer bastante exercícios de todas as disciplinas do seu concurso, quanto mais exercícios mais preparado você estará. A grande dica fica para você que está estudando forte, quando estiver fazendo algum simulado, não tenha medo de errar questões. Errar questões durante a realização de um simulado vai te ensinar bastante, não tenha dúvidas sobre isso.  Diversos estudos já foram realizados e provaram que o erro é uma das melhores forma de aprendermos sobre um determinado assunto, portanto não tenha medo de errar.

DICA 3 – Fale Sozinho

falar sozinho

Quando estiver aprendendo alguma coisa nova, leia em voz alta. Fale sobre a matéria com você mesmo como se estivesse dando uma aula pra você mesmo. Você ainda pode gravar aquilo que você estiver estudando no momento e ouvir posteriormente, utilizado mais um sentido a seu favor.

DICA 4 – Durma Bem

noite-de-sono-reparadora

Uma ótima noite de sono vai renovar as suas energias e restaurar células do seu cérebro. Durante o sono é quando somos renovados e se a qualidade do seu sono é ruim, isso certamente vai te prejudicar. Além do sono ser bom durante a noite é aconselhável tirar um cochilo de 1 hora no máximo antes de se começar a estudar, principalmente se você trabalha durante o dia e só tem a noite para estudar. Essa prática além de te relaxar vai te deixar mais disposto para estudar. Durma com qualidade, a sua mente agradece!

DICA 5 –  Faça Muitos Rascunhos

rascunho

Durante a aula, procure resumir em uma folha de papel aquilo que está sendo dado em sala de aula, tenha o  hábito de fazer resumos de livros ou apostilas que você estiver usando na sua preparação. Estudos revelam que o hábito de se rascunhar aumenta em até 30% a sua capacidade de memorização.

DICA 6 – Ensine para Aprender Melhor

ensinar

Uma das maneiras mais eficientes de se aprender é ensinando. Quando ensinamos usamos todos os nosso sentidos e energia para passar aquilo que aprendemos. Essa dica é muito importante e ao praticá-la você verá que seu desempenho nos estudos vai melhorar de forma significativa.

DICA 7 – Procure Ficar Sempre Calmo

ficar calmo

Apesar de toda a agitação que nos cerca, é sempre aconselhável que você procura levar um estilo de vida sem muitos estresses. O estresse prejudica grandemente o processo de aprendizado. Quanto mais calmo e relaxado você ficar  melhor será o seu desempenho nos estudos.

Esse conteúdo foi relevante para você? Então deixe seus comentários!

Written by Elmar Ricardo
Elmar Ricardo é um empreendedor digital que se dedica a ajudar várias pessoas de segmentos distintos. Nesse trabalho sua proposta é ajudar a todos que tem o sonho da estabilidade de um emprego público e estão lutando para realizar esse sonho.