Diversos estudos já foram feitos para se saber qual a melhor maneira de estudar ou qual a forma mais efetiva. Algumas técnicas de estudos são mais eficientes que outras, outras casam melhor com suas características pessoais do que outras.  Existe uma grande variação de possibilidades que devemos considerar quando estamos analisando “a melhor técnica” de estudo.

Em todos os estudos realizados alguns chegaram a conclusões muito interessantes e coincidentemente bem semelhantes.  O ser humano aprende preferencialmente pela repetição. Você por acaso já percebeu como uma criança aprende as coisas? Ela normalmente observa o que seus pais fazem, falam, os gestos etc. e depois elas simplesmente repetem aquilo que elas observaram.

Quando utilizamos a técnica da repetição no processo de aprendizado a coisa não funciona tão bem assim. Decorar um determinado assunto funciona? Sim, funciona. Muitas pessoas tem bons resultados em provas apenas decorando um determinado assunto. Decorar é a melhor estratégia para estudar? Não. O processo de decorar assuntos para uma prova leva um tempo considerado e pode não representar uma boa maneira para concurseiros considerando a quantidade de matérias e assuntos que precisam ser estudados.  Para concursos é necessário que o candidato busque as melhores estratégias para cobrir uma grande quantidade de assuntos utilizando sua memória como a arma principal.

Através da estratégia adequada é possível acelerar o aprendizado com técnicas de memorização simples. A seguir destacamos alguns pontos importantes que você pode aplicar ainda hoje e acelerar seu aprendizado.

1 – Consolide Seu Aprendizado da Sala de Aula

Para consolidar aquilo que você aprende na sala de aula basta fazer pesquisas, se aprofunde no assunto,  releia o material sobre o assunto, pergunte e questione seu professor. Não se limite apenas aquilo que é explicado na sala de aula.

2 – Confirme Seu Aprendizado

Após assistir sua aula e ler uma apostila ou o livro sobre a disciplina, consolide seu conhecimento na memória utilizando seus principais sentidos para isso, sua visão, audição e a combinação deles ensinando aquilo que você estudou. Uma das maneiras mais eficientes para se memorizar um determinado assunto é ensinar.

3 – Utilize a Repetição a Seu Favor

Leia e releia sobre um assunto, a primeira leitura você apenas vai preparar a sua memória para assimilar o assunto. A segunda leitura em diante vai acontecer o processo de memorização. Portanto quanto mais leituras forem feitas sobre um determinado tema melhor preparado você estará para ele na hora da prova.

4 – Estimule Sua Concentração

A concentração é uma função do nosso cérebro que precisa ser estimulada. Quanto maior estímulo existir maior será a sua capacidade de concentração. Uma forma de manter sua concentração é eliminar possíveis distrações. Por exemplo, se a sua sala de aula do seu cursinho por exemplo é muito cheia e em alguns momentos é um pouco barulhenta talvez seja uma boa prática sentar na primeira fila da sala.

5 – Não Estude com Sono

O sono é algo que vai atrapalhar o processo de memorização, se você está estudando e está com sono o melhor a se fazer é você descansar. Tenha uma qualidade boa no seu sono e estude descansado, seu rendimento será muito melhor. A qualidade do seu sono também permite que você consolide tudo o que foi estudando durante o dia.

6 – Crie Resumos dos Assuntos Estudados

Criar resumos e fichas com os tópicos chave são sempre uma boa prática para te ajudar a memorizar um assunto. Crie tais resumos somente após você ler e entender completamente aquilo que estiver estudando.

7 – Faça Simulados

Testes ajudam a criar memória de longo prazo, portanto não abra mão de realizar muitos simulados durante sua preparação para os concursos.

Para conseguir atingir seus objetivos em concursos públicos é necessário não apenas estudar muito, mas estudar com qualidade e usar as estratégias corretas.

Existe ainda muitas outras técnicas e métodos que você pode aplicar nos seus estudos com o objetivo de acelerar o seu aprendizado. Nós do concurseiros aprovados estamos sempre querendo trazer o que há de melhor para te ajudar a atingir seus objetivos.

Se você realmente quer começar a treinar a sua memória para acelerar seus objetivos e conseguir aquela tão sonhada vaga no concurso te indicamos o  Curso de memorização Método Renato Alves.

curso-de-memorizacao-renato-alves

O Método Renato Alves tem total credibilidade e confiabilidade. Foi apresentado nos principais veículos de comunicação do país e desde de 2006 é referência nacional em cursos de aprendizagem acelerada e memorização.

Como funciona o programa Curso Estudo e Memorização?

Segundo Renato Alves, além de ser o único programa de memorização a utilizar o método certificado pela ATMM, o Curso Estudo e Memorização possuem características que o difere dos demais como:

  • Aulas 100% onlines. (Quem está prestando um concurso precisa alinhar novas atividades às janelas de estudos, portanto, a vantagem de realizar um programa 100% online que você pode assistir quando, onde e quanto você desejar)
  • Grupo no Facebook fechado de discussão para tirar dúvidas do programa com Renato Alves e sua equipe.
  • Aulas ministradas com o maior especialista no país.

Ainda está com dúvidas? Então assista esse seminário preparado especialmente pra você, que está se preparando para mudar de vida investindo em algum concurso público.

Aumente 20% suas chances de aprovação

As vezes a diferença entre gritar “fui aprovado” e lamentar “não passei por pouco” é de apenas um ponto.

O curso Estudo e Memorização vai aumentar em 20% sua chance de ser aprovado em exames, vestibulares e concursos. Ele é uma ferramenta complementar, a carta na manga que vai garantir a você uma distância confortável da concorrência.

Agora veja o que estão falando do treinamento de memorização do Renato Alves.

Conclusão:

Estar realmente preparado para realizar concursos públicos vai além de simplesmente estudar muito. Você precisa estudar utilizando as técnicas corretas e com uma estratégia adequada. A qualidade de seus estudos é que vão determinar a sua aprovação ou não em um concurso. As ferramentas estão a sua disposição, agora depende apenas de você tomar a decisão de realizar os seus sonhos ou não.

Um forte abraço!

cem-728x90-3

 

 

Written by Elmar Ricardo
Elmar Ricardo é um empreendedor digital que se dedica a ajudar várias pessoas de segmentos distintos. Nesse trabalho sua proposta é ajudar a todos que tem o sonho da estabilidade de um emprego público e estão lutando para realizar esse sonho.