Se você já é um concurseiro e já passou por algumas provas já deve ter entendido o quanto é importante ter um plano de estudos. Se você estuda pra concursos sem um planejamento adequado a sua preparação pode falhar em algum aspecto.

Quando você monta um plano de estudos é como se você tivesse monitorando cada aspecto de sua preparação. Você deve medir a cada semana o quanto está rendendo em uma determinada disciplina, quais assuntos você tem mais facilidade e dificuldade e por fim você deve se testar sempre.

Reserve sempre um tempo para a prática e testes, para isso faça um bom uso dos simulados, eles estão aí para nos auxiliar. Acabou de estudar sobre um determinado assunto? Antes de passar para o próximo faça um simulado. Através dessa prática você irá consolidar tudo aquilo que está estudando.

Através dos simulados você vai obter os seguintes benefícios para sua preparação:

1 – Foco com eficiência

foco

O primeiro grande benefício da prática de simulados é a capacidade que você vai desenvolver de direcionar de forma mais efetiva os seus estudos. Essa eficiência se dará pois você vai conseguir mapear os seus pontos fracos na preparação.

Conhecer os seus pontos fracos será o fator decisivo na sua preparação. Se você através de um simula identificar que não está indo bem em português, por exemplo, então você dará uma importância maior a esse assunto, e assim vai melhorando como concurseiro, pois o seu foco estará naquilo que você não é bom o suficiente.

2 – Administração do Tempo

clocks

Concurso Público é mais do que simplesmente um teste intelectual para um determinado cargo. Você é obrigado a lhe dar com situações de cansaço, físico e mental, estresse, ansiedade entre outros. Todos esses fatores podem interferir fortemente na sua preparação e no seu desempenho durante a prova.

Um dos benefícios de se realizar simulados durante a sua preparação é que você aprende a administrar o seu tempo. Você vai se adaptar ao estilo de prova de uma determinada banca, vai conseguir entender o que se pede em cada questão e vai também observar o tempo de simulado. Não existe nada mais desesperador do que olhar para o relógio durante uma prova e ver o tempo se esgotando e sua prova mal foi solucionada. Não quero que você passe por isso, portanto realizar simulados vai te disciplinar a finalizar uma determinada prova em X tempos. Quanto mais semelhante a prova real do concurso melhor será para você e preparação.

3 – Noção de sua performance

forex-signals-performance

Uma outra regra muito importante na hora dos simulados é sempre monitorar os seus erros e acertos. Não ignore os percentuais de resultados de TODOS os seus simulados.

Analisando seus resultados você terá condições de direcionar melhor sua preparação e estará mais preparado para a prova. Ao sentir como vai ser a prova através de um simulado você automaticamente já vai baixando sua adrenalina e a calma para resolver as questões tão necessárias vai aparecer.

4 – Relembrar Conteúdos já Estudados

Você já teve a sensação de que já esqueceu de muita coisa que estudou?  Através de simulados você vai conseguir fazer uma “revisão” dos assuntos já estudados.

No seu plano de estudos você precisa saber dividir bem o seu tempo para estudo dos conteúdos e realização de exercícios ou simulados. Nenhuma preparação é completa se você não entende o estilo de prova da banca que irá realizar o concurso do seu interesse.

Avalie atentamente cada item exposto aqui e nos dê um feedback do seu caso.

Para te ajudar nesse jornada estamos disponibilizando TOTALMENTE gratuito um livro digital 11.000 Questões Comentadas – Marcelo Hugo da Rocha.

Livro_questoes_comentadas

Espero que o livro e o artigo sejam úteis na sua jornada rumo a aprovação.

Um forte abraço!

Written by Elmar Ricardo
Elmar Ricardo é um empreendedor digital que se dedica a ajudar várias pessoas de segmentos distintos. Nesse trabalho sua proposta é ajudar a todos que tem o sonho da estabilidade de um emprego público e estão lutando para realizar esse sonho.