Se você é um concurseiro ou um estudante certamente já fez uma prova objetiva na vida. A prova objetiva tem por característica ser uma prova ambígua e com alternativas muito parecidas, isso na maioria das vezes leva o candidato a errar questões que em situação diferente saberia como responder a questão. Por conta dessas características muitas pessoas tem dificuldades em fazer uma prova de múltipla escolha. Nosso objetivo nesse artigo e te mostrar de forma bem clara quais estratégias para se fazer uma boa prova objetiva.

O desempenho em uma prova objetiva muitas das vezes não reflete quem estudou de quem não sabe. Muitas das vezes o candidato mal preparado consegue aprovação em uma prova objetiva e existe também o caso de um candidato que sabe a matéria não ir tão bem. Alguém com sorte pode ser aprovado em uma prova desse tipo. Saber fazer bem uma prova objetiva conhecendo suas características e armadilhas pode ser o seu diferencial em um concurso concorrido.

Para maximizar suas chances de sucesso em uma prova objetiva você deverá ficar atento aos seguintes pontos:

1 – Leia a questão Inteira

concursos-públicos-o-que-fazer-no-dia-da-prova-como-passar-provas-objetivas-exame-oab1-240x180

Parece ser uma dica boba mas não é, muitos candidatos temo hábito de não ler a questão por inteira e já vão tentar analisar as respostas. A dica aqui é ler a questão por inteira sem analisar as respostas, imagine que você está fazendo uma prova discursiva, leia a questão e tente responder sem olhar as respostas.

Usando essa dica você vai privilegiar seus estudos e conhecimentos, só depois de responder a questão como se fosse discursiva analise as respostas.

2 – Elimine as Respostas que são obviamente Incorretas

leia

Em toda prova discursiva você vai encontrar respostas que são gritantemente erradas, são aquelas respostas que você já sabe de cara que não é a resposta correta. Normalmente são duas alternativas que não faz o menor sentido.

Eliminando essas questões você automaticamente já aumenta suas chances de acertar a resposta correta pois suas chances aumentaram de 1/5 para 1/3. Pode parecer pouco mas se a cada 3 questões, no qual você não faz menor ideia da resposta certa, acertar 1 suas chances de aprovação em um concurso irá aumentar. Lembre-se em um concurso concorrido uma questão certa a mais pode fazer toda a diferença entre sua aprovação ou não.

3 –  Responda Todas as Questões da Prova

Nunca deixe uma pergunta sem resposta em uma prova de múltipla escolha. Se o concurso não te penalizar pelas respostas erradas, faça todo o possível de responder todas as questões. Existem concursos cuja resposta erra vai te custar uma resposta certa, para esse tipo de prova sua estratégia deve ser outra, e nesse caso, sim é melhor deixar de responder uma questão que você não sabe do que simplesmente chutar e ser penalizado em alguma questão que você resolveu conscientemente.

4 – Não Mude sua Resposta

Exam Selection

Esse é outra dica muito importante para todo concurseiro. É muito comum você terminar sua prova antes de tempo estipulado e na sua revisão final ficar tentado a mudar alguma resposta já assinalada. Por mais tentador que seja, não faça isso pois muito provavelmente você estará desmarcando uma questão que você acertou para marcar uma questão errada. Se você é um concurseiro mais experiente provavelmente já passou por alguma situação assim. Não caia nesse erro.

Estudos realizados nesse área demonstram que a primeira resposta do candidato é a correta.  Só mude sua resposta caso tenha absoluta certeza que marcou alguma questão errada.

5 – Tenha cuidado com respostas absolutas

Um outro ponto importante a ser considerado em provas de múltipla escolha são respostas do tipo “Todas as alternativas estão CORRETAS” ou “Todas as alternativas estão ERRADAS”. Esse tipo de resposta eu chamo de respostas absolutas.

Quando você encontrar em uma prova respostas desse tipo e souber que pelo menos uma das respostas da questão está correta, você poderá eliminar respostas do tipo “Todas as alternativas estão CORRETAS” das possíveis alternativas certas.

Esse tipo de dica é importante, principalmente para aqueles candidatos que ficam muito nervoso durante a prova.

Um outro ponto importante sobre essa dica é chamar a atenção do leitor para questões do tipo “Todas as alternativas estão ERRADAS”. Dificilmente uma resposta como essa será a resposta correta da sua questão pois a banca quer avaliar seu conhecimento e não sua habilidade de detectar o que está certo ou errado. “Nenhuma das alternativas” também é muito usada em provas e o critério para avaliar esse tipo de resposta é o mesmo já descrito aqui.

6 – Escolha Respostas Mais Longas

Essa é uma estratégia simples e que você pode utilizar nas situações em que não tem ideia de qual é a resposta da questão. Em mutos casos, a resposta correta é a mais longa, ou seja, a que tem mais detalhes sobre a pergunta feita.

Então lembre-se: Se você se deparou com uma questão onde não tem a menor ideia da resposta escolha a opção com a resposta mais completa.

 7 – Escolha Respostas Opostas

Em uma questão onde dentre as alternativas você tem duas respostas que são postas uma a outra, provavelmente uma dessas respostas é a correta.  Portanto, se você não tiver ideia da resposta correta escolha uma delas.

Observação importante:

Tentamos separar as principais dicas de como fazer uma boa prova objetiva e espero que essas dicas sejam realmente valiosas para você. Entretanto há uma última dica que gostaria de deixar com você para um melhor desempenho em suas provas.

Não se preocupe com padrões nas respostas. O que quero dizer com essa afirmação é que muitos candidatos quando terminam a prova e vão conferir suas respostas percebem um determinado “padrão”, como por exemplo respostas a, a, a, b, a, a… outro exemplo  a,b,a,b,a,b. Ao perceber determinados padrões alguns candidatos alteram suas respostas pensando que não há muitas possibilidades de haver tantas respostas com a mesma letra, e acabam desmarcando uma resposta correta para marcar uma errada.

A recomendação nesses casos é NÃO se preocupar com padrões nas respostas. Raramente um exame é elaborado para ter respostas estatisticamente iguais, o foco não é esse.

Espero que tenha gostado do artigo de hoje. Deixe seus comentários e dúvidas, teremos o maior prazer em te responder.

Written by Elmar Ricardo
Elmar Ricardo é um empreendedor digital que se dedica a ajudar várias pessoas de segmentos distintos. Nesse trabalho sua proposta é ajudar a todos que tem o sonho da estabilidade de um emprego público e estão lutando para realizar esse sonho.