Cada vez mais as pessoas estão buscando uma forma mais tranquila de ganhar a vida, livre das oscilações que o mercado tradicional traz. Faz parte dos sonhos de muitos brasileiros, sentir que tem um emprego estável, seguro e assim ter a certeza de que seus familiares também estarão seguros.

Um concurso deve ser encarado como um projeto. Todo projeto em termos conceituais possui um início, meio e fim. Um projeto além de ser temporário produz um resultado, no caso do concurseiro, a aprovação.

Para que seu projeto de Aprovação tenha sucesso você deverá seguir algumas boas práticas tais como:

1 – Crie um Projeto bem definido

sucesso-nos-concursos

Ao começar o seu projeto, você precisa escolher a área do concurso em que quer atuar, observe o tipo de atividade, e não somente o salário, lembre-se que essa será sua atividade profissional para o resto da vida. Escolha o seu projeto com critério e cuidado.

Um outro ponto de extrema importância para quem vai começar esse grande jornada é a preparação. Sua preparação deve ser consistente, objetiva e focada. A sua preparação deve ser conduzida com muito equilíbrio, sua jornada não é uma corrida de 100 metros mas sim uma maratona. Esteja preparado para encontrar obstáculos ao longo do caminho, pois assim como uma maratona você irá precisar de muita determinação e força de vontade para concluir essa prova como um vitorioso.

Uma vez definido a área e o concurso em que você quer atuar, estude e se prepare da melhor forma possível, nós nunca sabemos quando um edital vai sair portanto, sua preparação deve ser constante.

O seu projeto é único, portanto evite de ficar atirando pra todas as partes. Defina o cargo dos seus sonhos e faça todos os concursos e provas dentro desse mesmo segmento. Essa prática vai fazer com que a cada concurso prestado, sua performance melhore cada vez mais.

guia_concurso_publico-1024x293

2 – Seu Projeto Precisa Ser Organizado

concurseiro-organizado

Um fator importante para o seu sucesso é a forma como você organiza sua rotina de estudos. Não existe um tempo adequado para se estudar diariamente, o tempo de estudo vai depender da sua rotina diária e obrigações.

Comece estudando com pouco tempo e vá aumentando a intensidade dos estudos aos poucos. Sua preparação deve se assemelhar a de um atleta profissional.

Como tudo na vida, é necessário ter equilíbrio, portanto é muito importante também para a sua preparação, você reservar um tempo para o lazer e descanso. Além do descanso é importante estabelecer pequenos intervalos de 1h a 1h30 quando você tem disponível o dia todo para estudar. Seu sono é muito importante, durma pelo menos 6 horas por noite, isso é importante para que seu cérebro se recupere e memorize todo o conteúdo estudado durante o dia.

Tenha horário pra começar seus estudos e para terminar, é importante sua família estar de certa forma no mesmo projeto que você, durante seus estudos é importante que não haja distrações e nem interrupções.

Para direcionar melhor seus estudos é importante que faça um curso preparatório presencial ou via internet. Cursos preparatórios ajudam aqueles que não tem tanta disciplina assim com estudos a se forçar  estudar todos os dias, bem como ajuda na aceleração da sua preparação.

3 – Estruture Seus Estudos

estudos-estruturados

Ao por em prática seu plano de estudos você deve observar alguns pontos muito importantes para atingir seus melhores resultados. Comece seus estudos  pelas matérias básicas e comuns aos diversos concursos que você planeja fazer dentro da sua área de atuação.  O ideal dessa estratégia é você estar bem em disciplinas que sejam comuns nos concursos, assim ao cobrir o conteúdo programático de um concurso você praticamente estará cobrindo a de outros concursos.

Uma outra dica muito importante é você alternar estudos de matérias exatas com matérias que necessitam de muita leitura, com isso você acaba exercitando áreas diferentes do cérebro, potencializando seus resultados.

É importante você voltar a cada matéria estudada a cada 2 semanas no mínimo, para não esquecer o que já foi estudado. É muito importante que você tenha atividades de revisão especificadas no seu cronograma de estudos.

Seus estudos deve ter uma dinâmica muito boa para que você não tenha problemas com concentração. Um bom material de estudos é fundamental para que você possa extrair o máximo dos seus estudos.

Você pode adotar algumas dicas práticas para otimizar seus estudos como:

1 – construir fichas resumo com pontos chaves dos assuntos estudados;

2 – Ao ler um livro ou apostila procure sublinhar os pontos mais importantes, isso vai facilitar a sua vida no momento de uma revisão;

3 – Ao concluir o estudo de uma matéria faça simulados com questões específicas ao conteúdo estudado, teste sempre seus conhecimentos;

4 – Reserve um tempo para se dedicar aquelas matérias que você mais encontra dificuldades, só assim você estará preparado para um concurso.

4 – Seja Estratégico Quando o Edital Sair

principais-pontos-edital

Sua estratégia começa antes do edital sair mas também deve ser ajustada após a publicação do mesmo. Fique atento aos seguintes detalhes:

1 – Leia o edital atentamente e verifique se você preenche todos os requisitos;

2 – O edital de um concurso para outro pode te trazer algumas surpresas, portanto esteja preparado para isso!

3 – Faça um novo planejamento se for necessário, ajuste sua rotina pois poderá ter inclusão ou exclusão de matérias em um edital novo ou mesmo o estilo da prova pode mudar;

4 – Reserve mais tempo de estudo para as disciplinas que vão valer mais pontos e para aquelas que você tem mais dificuldades;

5 –  Faça provas recentes da banca para você se acostumar com o estilo da prova e não ter surpresas na hora do concurso.

Diante de tudo que foi dito, você tem duas escolhas, ou você lê tudo que está nesse artigo e não coloca em prática ou assimila tudo que aqui foi falado e monta um planejamento vitorioso!

Um concurso é um projeto de vida, lembre-se do que está em jogo no momento em que você estiver estudando, lembre-se da possibilidade de um futuro promissor que lhe aguarda no momento em que você for aprovado!

O ano está acabando, cheio de crises financeiras, instabilidade, desempregos e muita insegurança. Você hoje tem o poder da decisão, continuar a viver dessa forma sonhando com uma vida financeira e profissional mais estabilizada e continuar tentando passar em concursos estudando e se preparando de qualquer forma ou você pode adotar hoje a decisão de se preparar da melhor maneira possível, com estratégia e planejamento. O Tempo está passando, até quando seus sonhos ainda vão ser adiados?

Um forte abraço e até a próxima!

passar-rapido-concurso

Written by Elmar Ricardo
Elmar Ricardo é um empreendedor digital que se dedica a ajudar várias pessoas de segmentos distintos. Nesse trabalho sua proposta é ajudar a todos que tem o sonho da estabilidade de um emprego público e estão lutando para realizar esse sonho.