Se você é um concurseiro a mais de 1 ano pelo menos, já fez algumas provas e não teve sucesso, talvez já tenha sentido um desânimo ou vontade de desistir.

Saiba que para chegar ao sucesso no final de uma jornada você tem que estar disposto a pagar o preço. A preparação para um concurso é um projeto, e esse projeto pode levar de 1 ano ou mais para acontecer. Durante esse tempo é necessário você se manter motivado.

A motivação é fundamental para que você se mantenha firme nos seus propósitos.  Motivação vem da palavra “Motivo”, que vem do latim “Motivus”, o que impele, o que move.  Para se manter motivado você necessariamente precisa de um motivo.

Você precisa ter um objetivo quando se propõe a ser um funcionário público. O objetivo e a motivação são coisas que andam juntas. Na sua preparação para um determinado concurso você deve ter um objetivo, você precisa ter motivação para colocar em prática por exemplo, seu planejamento e cronograma de estudos. Você precisa definir objetivos claros como por exemplo, se dedicar exclusivamente para concursos durante 1 ano, se hoje você  divide seu tempo entre trabalho e estudos.

Para que você se mantenha motivado para estudar para concursos você deve:

1 – Esteja Cercado de Pessoas Positivas

felicidade-amigos-710x270

Estar cercado de pessoas certas é fundamental para qualquer meta e objetivo que você tenha na vida. Esteja perto de pessoas que tem objetivos semelhantes ao seu e que tenha uma vontade de vencer. Estar com pessoas erradas pode afetar não só os seus objetivos mas também a sua motivação. A preparação para um concurso pode se tornar algo bastante difícil quando você não tem apoio de pessoas próximas como sua família, amigos, etc.

2 – Tenha Objetivos Claros

objetivos-curto-médio-longo-prazo

Se os seus objetivos não são claros, você pode se perder no caminho. A falta de objetivos claros pode te levar ao desânimo e a falta de motivação.  A característica de um bom objetivo é que ele deve ser específico. Uma coisa é você definir como objetivo: “Quero Passar em um Concurso” e outra é você definir “Quero Passar no Concurso Para Delegado da Polícia Civil cuja Prova é Elaborada Pela Banca Vunesp”, percebe a diferença?

Escreva seus objetivos antes mesmo de começar a sua preparação. Quando você escreve automaticamente você está fazendo uma “declaração” de vitória e a sua mente vai trabalhar para que esse objetivo se realize. Crie objetivos claros e realistas e suas chances de sucesso serão bem maiores.

3 – Defina Metas e Recompensas

metas e objetivos

É fundamental você se organizar e se estruturar para realizar um concurso. Defina pequenas metas semanais e após a realização dessa meta se recompense por essa conquista. Um exemplo é você estabelecer como meta realizar 30 exercícios simulados de Direito Constitucional e ter no minimo 70% de acertos,  e após a realização dessa meta você tirar um dia para descanso e fazer algo que você goste muito para se divertir. Ao trabalhar com metas curtas e recompensas sua mente irá associar uma tarefa como algo que precisa ser conquistado.

 4 – Acredite em Seus Objetivos

sonhos

Metas, Objetivos, ter um propósito, tudo isso é importante para se manter motivado mas nada disso será útil se você realmente não acreditar que suas metas possam ser alcançadas. Quando você se sentir desmotivado visualize-se já aprovado naquele concurso que você tanto almeja. Estude já se visualizando no momento da prova, acertando cada questão e conseguindo o seu êxito.

 Conclusão:

Estabelecer metas e objetivos é fundamental para que você se mantenha motivado. Lembre-se do real motivo pelo qual você está estudando. Lembre-se do que você passou e está passando para conseguir realizar os seus sonhos.

Escreva seus objetivos em um bloco de notas. Avalie se seus objetivos são factíveis, avalie o que você tem feito na prática para atingir cada meta estabelecida. Não procrastine,lute para realizar o seus sonhos, eles são seus e se você não lutar para conseguir  realiza-los ninguém fará isso por você.

Um forte abraço

cem-728x90-1

Written by Elmar Ricardo
Elmar Ricardo é um empreendedor digital que se dedica a ajudar várias pessoas de segmentos distintos. Nesse trabalho sua proposta é ajudar a todos que tem o sonho da estabilidade de um emprego público e estão lutando para realizar esse sonho.