Se você é um concurseiro e precisa trabalhar 8 ou mais horas por dia para se manter, você certamente sabe a dificuldade que é se preparar de forma adequada para prestar suas provas. A questão principal de tudo isso é o tempo que você tem disponível para os estudos. Se pararmos pra fazer as contas do tempo que perdemos ao sair de casa para o trabalho e na volta do trabalho para casas, vamos perceber que esse tempo gasto é maior do que imaginamos. Além das 8 ou mais horas trabalhadas no escritório você deve contabilizar as horas de deslocamento até o trabalho, além do tempo que você leva para se arrumar.

Meu objetivo aqui não é deixar você desanimado mas sim dar soluções para que você consiga aproveitar melhor o seu tempo, você precisa ter a exata noção das horas que gasta com o trabalho e das horas que sobram do seu dia para se focar nos estudos.

Para que você tire o máximo proveito do seu tempo, é necessário ficar atento as seguintes dicas:

1 – Aproveite o Tempo que você perde no trânsito

carros

O tempo que você perde no trânsito da sua casa para o trabalho e do trabalho para casa pode ser utilizado a seu favor. Se hoje você perde 1h30 minutos de deslocamento entre sua casa e o trabalho e vice versa você já poderá contabilizar 3 horas a mais de estudos no seu dia a partir de hoje.

Independente da maneira como você se desloca para o trabalho sempre existe uma maneira de aproveitar melhor o seu tempo, hoje os recursos para se preparar para concursos são muitos que vão desde vídeo aulas, aplicativos para celular, podcasts, etc. Não importa a mídia que você use, o importante é adaptar esses recursos a sua realidade e se preparar com estratégia correta.

Se você vai fazer um concurso e precisa trabalhar, certamente sua preparação em relação ao candidato que tem o dia todo pra estudar será diferente. Você vai precisar usar boas estratégias para diminuir suas desvantagens em relação a quem dispõe de tempo para estudar. Uma boa tática é ouvir as aulas das principais matérias em mp3 ou ouvir podcasts. Essa estratégia pode ser usada para boa parte das disciplinas que envolvem muita leitura. Você também pode usar aplicativos de concursos no seu celular para te ajudar na sua preparação e aproveitar aquele tempo no ônibus ou metrô para fazer uns simulados. Use os recursos que você tem disponíveis no momento para se preparar adequadamente, isso vai fazer grande diferença na sua preparação.

2 –  Faça Parte de Grupos de Estudos

aprovado-grupo-de-estudo

Ser um concurseiro em alguns momentos pode parecer uma jornada solitária, para que essa sensação diminua assim como o sentimento de angústia e ansiedade procure estar perto de pessoas que estão vivendo esse mesmo momento que você. Essa pessoa pode ser um colega do trabalho, um amigo de cursinho ou até mesmo pessoas que você se relacione no Facebook ou grupos de whatsapp.

As vezes a melhor maneira de estudar e aprender é ensinando a matéria em questão, forme grupos no whatsapp e discuta sobre uma disciplina, nós não passamos 8 horas sem pequenas interrupções no trabalho, no momento em que você der uma paula para o cafezinho olhe seus grupos, compartilhe conhecimento e discuta sobre questões, você estará exercitando sua mente e estará aprendendo ao mesmo tempo com as pessoas do grupo.

3 –  Revise Conteúdos Estudados

revisao

A revisão de conteúdos estudados durante a semana é fundamental para quem quer ter um bom rendimento nos estudos. Para você que não dispõe de muito tempo, o melhor horário para fazer essas revisões seria no período das 18h as 21hs. Nesse período novas pesquisas realizadas mostram que 12 horas após você ter despertado, os neurônios se dedicam mais ao processamento de informações assimiladas ao longo do dia.

Uma outra dica dentro desse contexto é fazer uma agenda de revisões, onde você irá pré agendar suas revisões, como por exemplo, revisão do dia, revisão da semana e revisão do mês. A cada nova revisão você perceberá um aumento da sua performance nas disciplinas já estudadas. Utilize bem as horas que você terá depois que chegar em casa após um dia longo de trabalho. Uma das melhores maneiras de otimizar o seu tempo nos estudos é através do Guia Prático para Passar em Concurso Público em 1 Ano.

4 – Não se compare com quem tem o dia todo para estudar

Se preparar para um concurso é coisa séria, são muitos candidatos, muita matéria para estudar, você vai precisar de estratégia para seus estudos, você vai estar nervoso, cansado, estressado, ansioso  mas sua vida continua. O que estou querendo dizer é que existe um momento específico durante sua preparação, que na maioria das vezes é de médio a longo prazo, em que você deverá se dedicar mais, e em outros momentos em que você deverá equilibrar as coisas, tendo tempo também pra você descansar, ver seus filhos e amigos ou ter um momento de lazer qualquer. No momento de aumentar seus esforços acontece quando sai o edital do seu concurso tão esperado por exemplo. É nesse momento em que você deverá intensificar seus estudos ao máximo. Perceba que sua preparação já deve vir acontecendo de forma natural, não deixe para estudar só quando o edital sair.

Manter uma vida equilibrada durante sua preparação para um concurso é fundamental até mesmo para a sua saúde, haverá momentos para você abrir mão de algumas coisas mas lembre-se que a vida continua.

Procure não se comparar com outros candidatos, pense apenas na sua preparação e na melhor estratégia que você poderá usar para chegar 100% no dia da prova. Mantenha sua mente focada naquilo que VOCÊ pode fazer e não naquilo que um candidato que tem o dia todo pra estudar pode fazer. Lembre-se que ter todo o tempo do mundo a seu dispor não significa nada se você não sabe usar bem o tempo.

Respeite os limites do seu corpo, pois em alguns momentos você estará mentalmente cansado e precisará repor suas energias dormindo um pouco mais e se cuidando para retomar os estudos com mais foco e força.

5 – Aproveite seus momentos de “Pouca Atenção”

Tenha sempre uma boa estratégia em mãos e lance mão dos pequenos intervalos que você tiver ao longo de seu dia para fazer aquela leitura de uma apostila, memorizar uma fórmula ou estudar aquela dica passada por algum professor.

Leve sempre com você uma prova anterior de alguma banca do seu interesse e resolva algumas questões enquanto está aguardando ser chamado durante aquela consulta médica, por exemplo.

Mesmo que você considere que ler uns 15 minutos de um livro ou apostila pode ser perda de tempo, procure aproveitar esse tempo. Ter uma boa memória vai te ajudar nesse processo todo. Quem tem uma boa memória pode otimizar toda uma estratégia de estudos e ser mais eficiente nos breves momentos em que você estará em contato com a matéria ao longo do dia. Saiba que uma boa memória pode ser desenvolvida e para que você conheça todas as técnicas necessárias para isso destacamos o Curso Estudo e Memorização(CEM)

Estudar e trabalhar não é fácil, envolve várias questões além do tempo. Apesar da sensação de que você não tem tempo para fazer uma preparação adequada, saiba que pequenas intervenções ao longo do dia pode trazer muitos benefícios para você. Pegue as dicas desse artigo e aplique aquilo que funciona melhor para você.

“Uma longa caminhada começa com o primeiro passo.” Lao-Tsé

Se você quer aprender como montar um cronograma de estudos, acesse o link <<AQUI>>

Bons Estudos!!!

Written by Elmar Ricardo
Elmar Ricardo é um empreendedor digital que se dedica a ajudar várias pessoas de segmentos distintos. Nesse trabalho sua proposta é ajudar a todos que tem o sonho da estabilidade de um emprego público e estão lutando para realizar esse sonho.