A motivação é fundamental para qualquer projeto, para os concursos sua motivação e determinação não pode ser diferente.  Quando perdemos nossa motivação com ela a vontade, o desejo e propósitos acabam. Se você já tentou alguns concursos mas ainda não teve a tão sonhada aprovação, talvez já tenha passado pela sua cabeça desistir. É fundamental manter seu foco e motivação mesmo que a aprovação ainda não tenha acontecido. Abaixo destacamos Aspectos para se manter sempre motivado.

Aspectos da Motivação

Fonte: http://mmadmparaconcurso.blogspot.com.br/

Para se manter motivado para os concursos são necessários algumas atitudes:

1 – Mantenha-se focado

motivacao

Por mais que as coisas aparentemente estejam difíceis, não desista. Lembre-se pelo motivo que te levou a entrar nesse jornada. Focalize na sua mente e se veja depois da aprovação, imagine a qualidade de vida que vai ter, a estabilidade que vai experimentar. Pense nos benefícios que vai ter após a aprovação e o desânimo vai ir embora. Quando lembramos o motivo pelo qual estamos lutando nossas forças se renovam.

2 – Não Pense somente em um concurso

motovação3

Quando se está estudando para concursos normalmente o estudando foca-se em determinada banca ou concurso relacionado a sua área, mas há diversos concursos acontecendo ao longo do ano e muitos deles possuem matérias semelhantes, ou seja, quando você está estudando para um concurso específico está também estudando para outros. No seu planejamento, considere isso, organize os concursos do seu interesse e que tem matérias em comuns, assim você não estará só estudando para um concurso mas para vários.

 3 – Não Pense na concorrência

Um dos pontos mais importantes pra você que é concurseiro e quer se manter motivado para as provas é não pensar na concorrência. Muitos desanimam ou até desistem de um determinado concurso quando sabem da relação candidato/vagas, mas isso é um grande erro. A preparação de todos os candidatos não é igual, muitos se inscrevem mas não vão fazer a prova (cerca de 10% a 20%), muitos vão fazer a prova totalmente despreparados contando apenas com a sorte, portanto pensar na relação candidato/vaga como um obstáculo é um erro.

4 – Pense no Concurso como apenas mais uma prova

O excesso de expectativas pode te prejudicar bastante na sua jornada. O que quero dizer é que quando colocamos muitas expectativas em um único concurso e a aprovação não acontece, isso pode ter um efeito devastador na sua motivação e ânimo.

Encare cada concurso como sempre apenas mais uma prova. Quando você absorve a rotina de estudos para o seu dia a dia, fazer uma prova se torna algo normal e rotineiro como acordar todos os dias para ir ao trabalho.

5 –  Não se acomode

Essa é uma dica muito importante na sua preparação. Não se acomode com o que você está fazendo agora, varie a forma como você tem estudado, aprenda novas sacadas e macetes, aprenda técnicas e estratégias novas para você estar preparado para qualquer coisa que apareça.  Ouça audio aulas, video aulas, faça treinamentos online, ouça Podcasts, faça parte de algum grupo do whatsapp, enfim, use aquilo que você tem a sua disposição para atingir seus objetivos.

6 – Afaste a idéia de desistir dos Concursos

motivação2

Se as coisas não estão saindo como você imaginava, não desista. Pare, pense, respire fundo e continua a sua jornada.  Lembre-se que para chegar ao sucesso você necessariamente passará pelo fracasso, portanto não desista daquilo que você se propôs a fazer.

O que achou do artigo? Deixe suas dúvidas e comentários!

Written by Elmar Ricardo
Elmar Ricardo é um empreendedor digital que se dedica a ajudar várias pessoas de segmentos distintos. Nesse trabalho sua proposta é ajudar a todos que tem o sonho da estabilidade de um emprego público e estão lutando para realizar esse sonho.