foco no trabalho

Para quem está em um ritmo de estudos forte é primordial que você preste a atenção em um fator muito importante na sua preparação e que pode literalmente destruir sua rotina de estudos.

Seus hábitos diários podem ser seu pior inimigo na sua jornada para a tão sonhada vaga nos concursos. Como tem sido suas horas dedicadas ao estudo? Você consegue cumprir as horas diárias estipuladas no seu planejamento? Você consegue se manter concentrado e focado durante o tempo em que está estudando?  Avaliar essas perguntas com total sinceridade é fundamental para que você identifique aquilo que tem te atrapalhado na hora de estudar.

Para que você torne seus hábitos um aliado é necessário que você identifique o que tem te atrapalhado e trace ações para corrigir aquilo que não está bem. Para isso é necessário que você preste atenção aos seguintes pontos:

1  – Sua Rotina Diária de Estudos

Observe a qualidade de sua rotina de estudos. Aqui vale lembrar que a qualidade dos seus estudos não se mede pela quantidade de horas que você passa estudando. Quando você passa 1 hora estudando mas com foco e sem distrações é mais proveitoso que passar 3 horas estudando mas com distrações como TV, Facebook, Whatsapp e outros.

Outro aspecto a sua rotina diária de estudos está relacionada aos seus limites físicos e intelectuais. Você sabia que sua mente também se cansa? É necessário saber reconhecer seus limites e adequar seu planejamento a sua rotina.

 2 – Seu Dia a Dia de Vida Diária

Observe o seu dia a dia. Sua rotina diária é muito agitada? Você divide seus estudos com um trabalho?  Um dia a dia agitado pode afetar o seu desempenho nos estudos, ainda mais se a sua rotina for estressante.

Imagine um cenário onde você tenha que acordar as 6h da manhã para ir ao trabalho, gaste 2h no trânsito, trabalha das 8h as 17h pega mais 2h pra ir pra casa. Ao chegar em casa você ainda vai tomar um banho, comer alguma coisa para depois começar a estudar. Agora imagine que nesse processo depois de chegar a casa, você gaste mais 2h. Você provavelmente vai começar a estudar por volta das 21h, já com a cabeça cansada, talvez estressado pelo dia que teve. Você acha que seu desempenho nos estudos vai ser realmente produtivo? A grande questão é você como estudante e concurseiro precisa saber separar completamente o seu dia estressante do momento em que for parar pra estudar e nem todas as pessoas conseguem fazer isso.

Resumidamente…

Existem dois aspectos que afetam sua rotina de estudos, o seu dia a dia estressante e os seus maus hábitos ao estudar.

Para melhorar seus hábitos e extrair o melhor dos seus estudos é necessário:

Dica#1 – Criar Bons Hábitos de Estudos

tre-sp-336x280

Para criar bons hábitos de estudo primeiro é necessário identificar aquilo que tem te atrapalhado. Ao começar seus estudos, livre-se de tudo aqui que possa tirar a sua atenção dos estudos. Desligue seu celular, evite acessar redes sociais, ligar a TV entre outras coisas.

Estude em um quarto onde você possa ficar isolado, em silêncio e sem distrações. Quanto mais tranquilo for seu ambiente de estudo melhor será seu rendimento.

Dica#2 – Reserve Alguns Minutos para Relaxar

relaxar

Se você tem uma rotina diária bem agitada e estressante é importante tirar alguns minutos para relaxar ANTES de começar a estudar. Quando você chega em casa depois de um dia cheio de trabalho, o seu cérebro ainda leva algum tempo para começar a se “desligar” de tudo que aconteceu portanto é importante você tirar uns minutos para relaxar. Ouça uma música tranquila, deite em uma cama confortável em um quarto escuro durante alguns minutos ou até mesmo tire um pequeno cochilo de 1h no máximo. Esse sono vai fazer com que você se sinta revigorado e mais disposto na hora do estudo.

Dica#3 – Respeite Seus Limites

respeite-seus-limites

Estudar para concursos pode ser comparado como uma maratona. Você que não está acostumado a correr grandes distâncias certamente terá dificuldades em encarar uma corrida de 10 km logo de cara. Então porque você acha que nos estudos a coisa funciona de forma diferente? Lembre-se que existe limitação física e mental. Você vai começar estudando por 30 minutos e de repente vai sentir sono, vai perder a concentração entre outras coisas. Isso é normal acontecer, mas com o tempo e persistência você vai perceber que estudas 1h, 2h ou até 3h seguidas não vai ser um problema.

Se preparar para um concurso é como a preparação de um atleta para uma competição, e com o tempo você terá condições de aumentar seu ritmo de estudos sem perder a concentração ou ficar com sono.

Agora a decisão de mudar a sua rotina e maus hábitos é toda sua. Você é o grande responsável por qualquer mudança na sua vida! Tome a decisão de ser mais produtivo nos seus estudos e tenha a certeza que o grande objetivo da aprovação estará mais próximo de você!

Esse conteúdo foi útil pra você?

Deixe seus comentários e compartilhe com mais pessoas.

Um forte abraço e até a próxima!

auditor fiscal

Written by Elmar Ricardo
Elmar Ricardo é um empreendedor digital que se dedica a ajudar várias pessoas de segmentos distintos. Nesse trabalho sua proposta é ajudar a todos que tem o sonho da estabilidade de um emprego público e estão lutando para realizar esse sonho.