Você já analisou a rotina de um atleta profissional? Se você for um bom observador já percebeu que TODOS os campeões seja em que modalidade esportiva for tem uma rotina de treinamento e exercícios.

A rotina, apesar de muita gente não gostar, faz parte da nossa vida. Precisamos tirar o melhor dela, e os atletas sabem fazer da sua rotina algo produtivo e recompensador no futuro, porque eles tem bem claro em suas mentes aonde querem chegar e o sacrifício necessário para atingir suas metas.

Você quer passar em algum concurso? Então faça como os atletas campões e exercite a sua principal ferramenta, seu cérebro.

Para você ter uma noção se esse assunto é realmente importante para sua preparação avalie as seguintes questões. Você hoje tem pouco tempo para estudar? Divide seu tempo de estudo com trabalho? Tem problemas de concentração? Você já estudou sobre um determinado assunto durante algum tempo e ao final percebeu que não conseguiu entender nada? Se a sua resposta para essas questões foi sim, creio que o assunto desse artigo é do seu interesse.

A nossa mente é uma máquina perfeita e para que essa máquina trabalhe a seu favor, você precisa fazer uso dela constantemente. Lembre-se: Quanto mais você utilizar sua memória mais fiel a você ela será.

Você já notou que em algumas situações temos muita facilidade para guardar as coisas e em outras não? Temos facilidade para guardar o nome de algumas pessoas e outras não, lembramos de coisas que aconteceu na nossa infância mas somos incapazes de lembrar o que almoçamos ontem. Isso acontece porque nos casos de sucesso, praticamos de forma consciente ou inconsciente, um processo de memorização eficiente.

Como Assegurar o Correto Funcionamento do Cérebro?

cerebro(1)

Você pode hoje adotar algumas atitudes que vão tornar seu cérebro mais eficiente, na verdade o que aqui será citado serve para sua vida toda, adote posturas saudáveis e veja seu desempenho melhorar consideravelmente.

1 – Durma Tempo o Suficiente

mulher-dormindo-materia

Essa atitude pode parecer já manjada ou comum de ser ouvida por aí, mas acredite, muitas são as pessoas que negligenciam essa regra. O fato é que se você não dorme o suficiente acaba prejudicando o funcionamento normal do seu cérebro e memórias.

Não adiante você querer aprender técnicas poderosas de memorização se você dorme pouco e vive cansado. Com esse tipo de comportamento você só irá conseguir um fraco desempenho em termos de memorização e concentração. Uma boa noite de sono renova suas forças e o seu cérebro. Não abra mão disso. Se você quiser testar e comprovar essa dica, faça da seguinte maneira: Quando o ritmo de estudos estiver bem forte e você se sentir cansado, sem concentração e com sono pare tudo o que estiver fazendo, tire 1 ou 2 horas para dormir e depois retome seus estudos, você verá que sua memória e concentração estarão renovados.

2 – Evite Fumar

cigarro

Você quer dizer que alguém que fuma tem menor capacidade de memorização e concentração do que uma pessoa que não fuma? Não necessariamente. Sabemos dos males que o cigarro traz ao indivíduo ao longo do tempo. Para que você tenha o melhor desempenho do seu cérebro seus órgãos fisiológico devem permanecer em bom estado. Tudo o que prejudicar os centros nervosos e o cérebro prejudica, automaticamente, a memória.

3 – Procure Ter Uma Vida Saudável

slideshow_vidasaudavel

Se você está fazendo um esforço intelectual grande para se preparar para um concurso, não deve negligenciar as outras áreas de sua vida. Procure ter uma vida equilibrada, se alimente bem, procure alimentos ricos em nutrientes que favoreçam o bom funcionamento do seu cérebro. Procure fazer atividades físicas, seu corpo deve estar em equilíbrio e em perfeita harmonia.

4 – Tenha Confiança na Sua Memória

maxresdefault

Se você não confia na sua memória tende a não usa-la com frequência e consequentemente você não irá desenvolve-la.

Confie na sua memória e ela terá a oportunidade de funcionar com mais frequência.  Foque em melhorar a sua memória sempre.

Agora que você sabe algumas boas práticas para assegurar o bom funcionamento do seu cérebro e da sua memória, vamos passar para a parte que julgo ser primordial para o seu sucesso em concursos que são as técnicas de memorização.

Um dos melhores senão o melhor curso de memorização que conheço é o curso do Renato Alves. Assista o mini curso de memorização  e entenda as técnicas que você precisa aprender para desenvolver todo o potencial de sua memória.

Além das técnicas de memorização você também precisa desenvolver uma forma eficiente para estudar as matérias. Nesse vídeo você vai entender se está estudando da forma correta.

O que você aprendeu nesse artigo?

Você precisa manter hábitos saudáveis para equilibrar seu corpo e sua disposição para se preparar para os concursos.

Para que seu cérebro tenha o melhor desempenho, antes de fazer qualquer treinamento sobre memorização, você precisa desenvolver os seguintes hábitos:

1 – Durma Tempo o Suficiente

2 – Evite Fumar

3 –  Procure Ter uma Vida Saudável

4 – Tenha confiança na sua Memória.

Espero que tenham gostado. Deixem seus comentários, ficarei muito feliz em conversar com você.

Um forte abraço.

 

Written by Elmar Ricardo
Elmar Ricardo é um empreendedor digital que se dedica a ajudar várias pessoas de segmentos distintos. Nesse trabalho sua proposta é ajudar a todos que tem o sonho da estabilidade de um emprego público e estão lutando para realizar esse sonho.