Uma das maiores dificuldades para quem tem o sonho de se tornar um funcionário público é dividir sua preparação com o trabalho. Essa é certamente um desafio muito grande que para uns torna a aprovação mais difícil, frente a concorrência que tem como se dedicar integralmente aos estudos.

Se hoje você vive esse dilema, recomendo que pense bem antes de tomar qualquer atitude.  Uma decisão importante como essa pode afetar não só a sua vida mas como a vida das pessoas que estão próximas a você e que por ventura possam depender dos seus recursos financeiros.

Essa certamente é uma decisão onde o concurseiro deve ter o apoio de seus familiares, suas esposas ou maridos, apoio dos amigos, etc. Além do apoio necessário, o concurseiro deverá fazer um planejamento antes de tomar qualquer decisão, esse planejamento deve considerar a falta do recurso (salário) até que o mesmo seja aprovado.  Essa decisão pode parecer simples mas não é, alguns concurseiros certamente vão ter dificuldades com isso pois vão determinar uma data para sua aprovação, pois é o tempo em que conseguem ficar sem receber recursos algum.

Com o surgimento de uma data limite para a sua aprovação, alguns candidatos podem começar a ficar estressados, nervosos e angustiados, isso pode afetar profundamente sua preparação.

De uma forma bem objetiva podemos dizer que o concurseiro deverá ter ciência que o projeto de ser aprovado em um concurso é algo de médio a longo prazo, com isso seus recursos financeiros devem acompanhar esse prazo. Se ficar 1 ou 2 anos sem trabalhar pra você pode te trazer problemas financeiros então não peça demissão, monte uma estratégia para que você consiga estudar e trabalhar. Falamos um pouco sobre esse tema no artigo É Possível Passar em Concursos Dividindo seu Tempo com o Trabalho?

Largar o emprego para se dedicar exclusivamente aos concursos só deve ser feito se não trouxer prejuízos para você em algum aspecto de sua vida, como a financeira, emocional, etc. Um concurseiro emocionalmente abatido e angustiado dificilmente vai conseguir aprovação em algum concurso.

Se você se planejou para esse momento, fazendo economias, investindo recursos para que o mesmo se multiplique e após alguns anos viu que tem condições de largar o emprego sem nenhum prejuízo para sua família então faça. Certamente haverá um ganho na sua preparação com mais tempo disponível.

Uma outra dica é se certificar que na sua atual ocupação é fácil voltar ao mercado após um afastamento de alguns anos, se sua profissão hoje te proporciona um mercado de trabalho mais tranquilo para se recolocar após um período de afastamento, ótimo. Se sua profissão é mais dinâmica e se afastar pode representar muita dificuldade pra voltar ao mercado então pense duas vezes. A facilidade de voltar ao mercado após um período de afastamento é um ponto positivo que facilita a sua tomada de decisão.

O concurseiro deve se conhecer bem e avaliar o que está atrapalhando nesse momento. Analise e veja se o tempo é algo que atualmente está jogando contra você ou quem sabe a falta de foco, muitos são os problemas que se analisados podem ser corrigidos facilmente.

Written by Elmar Ricardo
Elmar Ricardo é um empreendedor digital que se dedica a ajudar várias pessoas de segmentos distintos. Nesse trabalho sua proposta é ajudar a todos que tem o sonho da estabilidade de um emprego público e estão lutando para realizar esse sonho.