Todo concurseiro enfrenta vários desafios ao longo de sua jornada. São momentos de tensão, de nervosismo, de incertezas, de angústias, de dúvidas entre outros sentimentos que bate a sua porta a cada novo concurso.

Durante esse processo muitos desistem de seus sonhos e se conformam em continuar em seus empregos formais quem sabe realizando atividades que não gostam, vivendo uma vida de frustração total. Mas se você é daqueles que não desiste tão facilmente de um sonho, então você deve escrever a sua declaração de aprovação.

A sua declaração deve conter seus objetivos, prazo para aprovação, cargo que você deseja atuar entre outros detalhes. A declaração representa um compromisso que você vai fazer com você mesmo de que vai atingir os objetivos estabelecidos. Isso pode parecer uma besteira quando ouvimos isso pela primeira vez mas essa questão já foi tratada pela ciência, como podemos ler aqui.

Um exemplo prático sobre como essa questão da declaração é quando analisamos a mesma na vida das pessoas. Todos certamente já ouviram falar no Lendário Bruce Lee, um ator e artista marcial como poucos que ganhou fama mundial pelo seu talento para a luta. Muitos já conhecem a história de vida de Bruce Lee mas poucos sabem que antes de se tornar um astro do cinema, ele também fez a sua declaração. Abaixo segue a foto do manuscrito que Bruce fez antes da fama.

Cartas de Bruce Lee

A declaração de Bruce traduzida ficaria assim:

MEU OBJETIVO PESSOAL DE VIDA

“Eu, Bruce Lee, serei o ator oriental mais bem pago dos EUA. Em troca disso, farei as performances mais entusiasmadas, e vou entregar o melhor de qualidade enquanto ator. Começando em 1970 atingirei fama mundial, e a partir daí até 1980 terei em minha posse 10 milhões de dólares. Viverei do jeito que eu quero e atingirei paz interna e felicidade”.

Essa carta foi assinada em 1969. 1969 foi um ano antes de Bruce Lee realmente explodir em popularidade, porque até então ele havia feito somente papéis secundários e enfrentado muito preconceito devido sua origem oriental e também à sua arte marcial ser um tanto quanto desconhecida. Antes de morrer, em 1973, Bruce Lee havia havia acumulado uma fortuna de aproximadamente 10 milhões de dólares; o que na época valia muito mais do que vale hoje.

Quando analisamos a carta de Bruce, podemos identificar alguns aspectos que devem estar presentes na sua carta também.

Para que você escreva uma Declaração de Aprovação adequada, observe os seguintes aspectos:

1 – Tenha Certeza Absoluta dos Seus Objetivos

Observe que logo no início da carta de Bruce ele já declara como ele vai estar em um futuro bem próximo.  Ele já se enxerga como o ator oriental mais bem pago dos EUA.

Se enxergue já aprovado naquele tão sonhado concurso. Se visualize atuando no cargo tão sonhado. Esse deve ser o primeiro ponto que de existir na sua carta.

2 – Se Comprometa em Dar o Seu Melhor

Bruce sabia que haveria um preço a ser pago antes de conquistar seus objetivos, e ele deixa claro isso quando diz “Em troca disso, farei as performances mais entusiasmadas, e vou entregar o melhor…” .

Para que você consiga realizar os seus sonhos é necessário que você esteja disposto a pagar o preço, e não somente isso, você deve estar disposto a fazer o seu melhor. Se comprometa em dar o seu melhor e não aceite nada menos que isso.

3 – Estabeleça um Prazo Para o Seu Sucesso

Um outro elemento importante na sua carta é a presença de um prazo. Bruce sabia da importância disso pois há elementos de prazo contidas na carta dele “Começando em 1970 atingirei fama mundial…”.

Estabeleça prazo para sua aprovação no concurso. Todo objetivo deve ser acompanhado de um prazo, pois sem isso você pode cometer o erro de adiar seus objetivos. Quando você estabelece um prazo para atingir uma meta seu cérebro vai trabalhar de forma incansável para que você consiga atingir seus objetivos.

Seja uma pessoa visionária! Diga com firmeza e clareza quais são seus objetivos, seus sonhos, diga como fará para alcança-los. Escreva também a sua carta.

Se Inscreva na nossa Lista e receba GRATUITAMENTE  um curso sobre memorização. Receba ao se inscrever material exclusivo com dicas, informações de cursos/eventos, Livros digitais e muito mais.

Um forte Abraço!

curso memoria

Written by Elmar Ricardo
Elmar Ricardo é um empreendedor digital que se dedica a ajudar várias pessoas de segmentos distintos. Nesse trabalho sua proposta é ajudar a todos que tem o sonho da estabilidade de um emprego público e estão lutando para realizar esse sonho.