Conversando com vários concurseiros percebo uma dificuldade na hora de se preparar para um determinado concurso. As pessoas normalmente se sentem perdidas no meio de um turbilhão de informações, dependendo do concurso que você for fazer vai se deparar com várias informações que nunca viu antes, com níveis de dificuldades variados ou não vai saber como administrar bem o seu tempo ou a falta de foco.

Quando falamos em concursos públicos normalmente se pensa que para ser aprovado é necessário muito estudo e dedicação, sim realmente você precisa estudar muito mas o estudo deve ser direcionado, planejado e eficiente. Estudar da maneira correta é melhor do que estudar muito de forma errada.

Fazer um plano de estudos é fundamental para uma boa preparação e consequentemente aumentar suas chances de aprovação naquele tão sonhado concurso. Você sabe montar um plano de estudos eficiente? Para se construir um bom plano de estudos é necessário que você considerar os seguintes aspectos:

1 – Avalie onde você está hoje e estabeleça suas metas e objetivos

Planos-de-Estudos

Antes de botar em alguma planilha as disciplinas que você precisa estudar, se faz necessário entender o momento em que você está hoje. Você precisa avaliar os concursos previstos que são do seu interesse, verificar o estilo de prova da banca, conseguir provas de concursos anteriores entre outros aspectos. O importante dessa avaliação inicial é saber se determinados concursos estão compatíveis com a sua realidade, seu tempo disponível entre outros fatores. Caso haja necessidade de se fazer algum ajuste fica mais fácil e você saberá exatamente que tipo de ajuste será necessário.

2 – Defina Metas Menores

Para que você consiga seus objetivos é necessário dividi-los em metas menores. Por exemplo, no seu planejamento defina com que frequência você irá realizar revisões dos conteúdos já estudados ou até mesmo dia e horários para realizações de simulados.

O mais importante desse dica é você não negligenciar essas metas menores, pois são elas que vão te levar a atingir as maiores. Seja rigoroso com as metas estabelecidas e faça de tudo para que você consiga atingi-las.

3 – Organize seu Tempo e Local de Estudos

plano-estudos

É fundamental na sua preparação você ter um local apropriado para seus estudos. Defina um local onde não haja distrações, um local onde você consiga se concentrar e focar na sua meta diária. Se você hoje não tem um local assim na sua casa, busque outros lugares como bibliotecas por exemplo. Além do local, o tempo que você se dedica aos estudos é importante. Se você está começando sua preparação agora pode estabelecer um tempo médio entre 1h30 a 2h de estudos diários. A medida que você for se aprofundando e estudando mais coisas um maior tempo de estudo será necessário. Lembre-se que no seu planejamento semanal deverá ter um tempo para estudar a disciplina em si, bem como um tempo para simulados e revisões.

4 – Teste o que foi Aprendido

Avaliar o que foi estudado é importante pois só assim você poderá determinar seus próximos passos, como por exemplo, qual matéria deverá ser estudada com mais atenção, em que ponto da sua preparação está falha ou deficiente. Não é fácil montar um plano de estudos e segui-lo a risca mas é possível, isso vai exigir de você muita determinação e disciplina mas os resultados são comprovadamente melhores.

 5 – Dê Importância ao Descanso

O descanso também faz parte da sua preparação. Você deve dormir o suficiente para se recuperar e conseguir render melhor nos estudos. Tire um dia para descansar, para fazer coisas diferentes e descanse sua mente. Estudar cansado não é recomendado. A exaustão dificulta seu raciocínio e o seu desempenho nos estudos.

Fazendo um Plano de Estudos na Prática

Assista o vídeo e entenda como montar um plano de estudos.

Não deixe de fazer seu plano de estudos e até a próxima!!!

 

 

Written by Elmar Ricardo
Elmar Ricardo é um empreendedor digital que se dedica a ajudar várias pessoas de segmentos distintos. Nesse trabalho sua proposta é ajudar a todos que tem o sonho da estabilidade de um emprego público e estão lutando para realizar esse sonho.