Interessante analisarmos a quantidade cada vez mais crescente de pessoas que querem ingressar em um cargo público. As razões são diversas, estabilidade, segurança, tranquilidade, remuneração alta, qualidade de vida, entre outros. Realmente, se você parar e analisar cada ponto desses separadamente você não pensa duas vezes e se lança no mundo dos concursos, mas depois de tantos sacrifícios, imagine a situação de você simplesmente não se adaptar a sua nova vida?

Boa parte dos concurseiros pensam apenas na “vida boa” que vão ter depois que passarem em um determinado concurso mas não param e pensam se eles realmente tem o perfil correto para aquele vaga ou simplesmente tem o perfil para ser um funcionário público. Essa questão é importante pois  se você não sabe ou não conhece bem o seu perfil pode se decepcionar ao assumir um cargo público. Pense no como pode ser difícil após passar por um processo de médio a longo prazo se preparando para um concurso e depois de finalmente conseguir realizar o seu sonho, você descobre que não é nada daquilo que você imaginava!

Veja nos tópicos a seguir se o Estado pode ser ou não o seu Empregador ideal:

1 – Você é uma Pessoa Dinâmica

dinamismo

Se você é uma pessoa dinâmica e gosta de mudanças acho melhor pensar melhor sobre a possibilidade de ser um funcionário público. Uma das características atreladas ao funcionalismo público é a questão da estabilidade, todos falam muito disso, mas a estabilidade tem um lado negativo no seu dia a dia que poucos comentam, as mudanças raramente acontecem. O que quero dizer com isso é que ao assumir um cargo e começar suas atividades, você provavelmente passará muito tempo fazendo a mesma coisa. Isso para algumas pessoas é um problema sério. A rotina ligada a uma atividade repetitiva e com poucas mudanças pode fazer com que você se desmotive rapidamente.

2 – Você é uma Pessoa que Gosta de Desafios

desafios

Se para se motivar você precisa de desafios constantes, pense se um cargo público poderá te dar tudo que você precisa.  A estrutura da máquina pública pode ser difícil para quem está acostumado com desafios constantes para bater metas. Essa característica pode assustar quem não está acostumado e pode trazer a impressão de estagnação profissional.  Para quem está vindo do mercado corporativo o mundo do funcionalismo público pode ser algo muito contrastante. Pesquise sobre a rotina de trabalho, converse com quem já é funcionário público, busque informações necessárias para que você não tome uma decisão que vem se arrepender futuramente.

3 – Você Quer Crescer de forma Rápida Profissionalmente

Uma outra característica importante sobre cargos públicos que é importante você estar ciente é que as promoções demoram a acontecer. Se você pensa em chegar rapidamente em um determinado cargo eu te recomendo adotar uma outra estratégia. Quando você ingressa em um cargo público cuja função é, por exemplo, técnica e você almeja chegar a um cargo de gerência, saiba onde você está inserido para administrar a burocracia para se conseguir as promoções.

Um outro caminho muito comum usado por muitos concurseiros é fazer um concurso “mediano”, ou seja, faz-se aquele concurso no qual não é seu objetivo principal ainda para se conseguir a estabilidade inicialmente, mas os estudos devem continuar focando no seu objetivo principal, agora sim você poderá se dedicar com mais tranquilidade e mais foco até passar no concurso como  salário almejado.

4 – Você é uma Pessoa que Gosta de Inovar

inovação

Se você é uma pessoa que gosta de inovar em suas atividades, talvez encontre algumas barreiras em seu novo emprego, porque a maioria dos cargos públicos abrem pouco espaço para inovações.

Você pode encontrar dois cenários em um emprego público, o primeiro é estar em um ambiente cheio de pessoas desmotivadas ou acomodadas com seus empregos, e que não querem ou não tem vontade de fazer um esforço para que haja mudanças e inovações em seu meio de trabalho. Um outro cenário é estar em um ambiente regido por regras e procedimentos burocráticos que impedem que haja grandes mudanças e inovações. Em ambos os ambientes você pode se desmotivar se o seu perfil é de um profissional inovador.

5 – Você é uma Pessoa que Gosta de Liberdade

Se você é uma pessoa dinâmica e gosta de trabalhar com liberdade talvez um cargo público não seja o seu lugar. Empregos no governo tendem a ser pouco flexíveis e se você trabalhar bem com liberdade para tomar decisões para agir com rapidez e resolver os problemas o seu perfil está mais adequado para empresas do setor privado.

6 – Você é uma Pessoa que Odeia Burocracias

burocracia

O mundo corporativo normalmente tem seus procedimentos, métodos e padrões a serem seguidos, é uma forma de se manter a empresa organizada nos seus mais diversos setores e segmentos. Se no setor privado muitas empresas seguem essa tendência, imagina empresas do setor público? Muitas das vezes seus procedimentos são burocráticos e demorados. Para uma pessoa que odeia burocracia trabalhar em um ambiente assim certamente vai se tornar algo muito difícil ao longo do tempo.

Observe caro leitor que o nosso objetivo nesse artigo não é te desanimar e sim te dar plena certeza daquilo que você está fazendo.

O investimento na preparação para um concurso é algo que demanda dedicação, tempo e paciência. Você deve ter plena certeza daquilo que está fazendo. O seu propósito deve estar no concurso e nas estratégias que você pode e deve usar para atingir suas metas.

Mantenha seu foco e não desanime!!!

Um forte abraço!

Written by Elmar Ricardo
Elmar Ricardo é um empreendedor digital que se dedica a ajudar várias pessoas de segmentos distintos. Nesse trabalho sua proposta é ajudar a todos que tem o sonho da estabilidade de um emprego público e estão lutando para realizar esse sonho.